terça-feira, 28 de junho de 2011

Caldo Verde

No inverno sinto vontade de preparar receitas que nos acolham, esquentem nosso corpo e nossa alma. Tenho muitas lembranças de um delicioso caldo preparado por minha avó Lucinda que enchia a cozinha com um delicioso aroma.... pricipalmente sentia o perfume do azeite naquele caldo fumegante .Minha avó adorava azeite e contava que a oliveira era a árvore da vida pois produz o azeite, o rei entre todas as gorduras.
A receita é muito simples e o meu jeito simplificado é fazer na panela de pressão.


Caldo Verde

Ingredientes

6 batatas medias
3 cebolas medias
2 paios cortados em rodelas
1 pé de couve cortado fininho
sal e azeite à gosto

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes na panela menos a couve, cubra com água, feche a panela e leve ao fogo para cozinhar. Após uns 15 min de fervura abra e verifique o cozimento,as batatas e as cebolas devem estar desmanchando,com o auxílio de uma escumadeira retire as batatas e as cebolas e passe pelo espremedor, devolva tudo espremido para a panela adicione a couve, mexa, acerte o sal (eu costumo colocar o sal neste momento porque o paio já é salgado).
Sirva bem quente e acrescente um fio de azeite no prato.


Ao consumirmos o azeite,estamos consumindo o presente que nos dá a arvore da vida. Talvez o grande objetivo de ser avó seja contruir uma ponte entre o passado e o futuro.
E assim perpetuamos os simples ensinamentos que fazem sentirmos o calor e o aconchego de um caldo numa noite de inverno.