segunda-feira, 4 de julho de 2011

Torta de Brigadeiro

Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 colheres de manteiga sem sal
4 colheres de chocolate em pó
1 pacote de bolacha maizena
1 xícara de nozes picadas
Raspas de chocolate ou granulado para enfeitar

Modo de preparo
Com o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó peneirados para não formar pelotinhas, faça um brigadeiro molinho. Na panela mesmo misture a bolacha picada com as mãos (não triture no liquidificador) e acrescente as nozes e despeje em uma forma de vidro ou louça.
Por cima espalhe as raspas ou granulado .Fica uma delícia servir com sorvete de creme ou chantily.

Para mim esta é uma ótima sobremesa pois é fácil, as crianças podem ajudar a quebrar a bolacha, o sabor e o aroma do brigadeiro despertam doces recordações de infância.... quem nunca ajudou a mãe a enrolar um brigadeiro ou na adolescência fez um brigadeiro de colher para dividir com o melhor amigo assistindo um filme na TV?
Enfim para a receita ficar perfeita,não se esqueça de deixar um pouco de brigadeiro na panela para raspar com seu filho....neto...ou até seu marido caso ele tenha um espírito infantil, estes momentos são de pura alegria!
Aprendi muitas coisas com minha avó Lucinda,mas duas delas nunca me esqueço: sempre devo usar manteiga fresquinha em minhas receitas (nunca margarina) e que quando temos a capacidade de vibrar com as pequenas alegrias do dia à dia, aprofundamos os laços afetivos com as pessoas à nossa volta.
Assim podemos com uma simples receita de família transformar este momento na melhor parte do nosso dia.

Sandra Nunes


Se voce quiser que sua Receita de Famíla seja publicada nos envie e nos diga porque ela é importante pra voce.
Email para envio:sandrafnunes@gmail.com

Macarronada da Vó Elvira

Esta é uma receita simples que toda família, principalmente as de origem italiana, possuem. No entanto simplifiquei o molho, faço na panela de pressão pois não temos mais todo o tempo que nossas avós ficavam na cozinha.

Molho de Tomate com Carne

Ingredientes
2 kilos de tomates maduros 
1 kilo de carne (fraldinha ou uma carne de sua preferência)
½ copo de vinho tinto
Cebola, alho, folha de louro, sal e pimenta do reino
Azeite
  
Modo de preparo
Coloque uma panela com bastante água para ferver, lave os tomates, faça um corte em cruz na casca e mergulhe-os na água fervente. Deixe em torno de 2 minutos, retire e coloque-os em uma bacia com água gelada. A pele vai sair com facilidade, retire as peles, pique os tomates pelados e reserve.

Minha avó fazia este molho em panela normal, ficava cozinhando por 3 horas ou mais, na panela de pressão o tempo de preparo é 1 hora e meia.

Aqueça o azeite e frite a carne até dourar muito bem dos dois lados, acrescente as cebolas picadas grosseiramente (para esta quantidade uso 2 grandes) e 4 dentes de alho esmagados. Mexa, acrescente o sal, pimenta, louro, 1/2 copo de vinho tinto, mexa e acrescente os tomates reservados. Cubra com água fervendo e tampe a panela. Após ferver, diminua o fogo e de vez em quando sacuda a panela pra sentir se tem líquido, não pode secar, caso necessite, acrescente água fervente.
Após o tempo de cozimento abra a panela, acerte o sal, retire a carne, bata o molho no liquidificador ou com um mixer, fatie a carne e reserve.
Neste momento o macarrão já deve estar cozido al dente, minha avó usava o parafuso ou penne. Envolva a massa com o molho, transfira para uma travessa e disponha a carne sobre o macarrão, coloque o queijo parmesão ralado e sirva.

            
Nosso coração se aquece com as lembranças da infância em que em torno da mesa aconteciam muitas risadas e convivência familiar. Hoje em dia estes momentos se perderam por conta da vida cheia de compromissos, .
A sabedoria de nossas avós era algo que com um simples almoço de domingo, elas reuniam a família, acertavam diferenças, compartilhavam carinhos, permitiam a convivência de crianças e adultos...enfim tudo muito simples e ao mesmo tempo tão sábio.
Não precisamos hoje apresentar uma mesa como a delas, mil tipos de comidas reunidas em uma única refeição, mas se fizermos a famosa macarronada”do meu jeito simplificada na panela de pressão” acompanhada de torradinhas quentinhas com sal grosso , alecrim e azeite e de sobremesa um pudim de leite, compartilharemos muito aconchego, gratidão, perdão...sentimentos que devemos nutrir sempre, para que os mais jovens tenham oportunidade de vivenciar momentos felizes e simples.

O prato pode ser único, mas seguindo o lema de minha avó, a comida deve ser farta. Caso haja algum desentendimento todos tem uma semana para acertar o sentimento afinal domingo tem almoço de família.

Sandra Nunes