quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cheesecake de Caramelo com Nozes da Magnolia Bakery

 Caramel Pecan Cheesecake original da Magnólia Bakery


A cheesecake é uma sobremesa clássica americana, e o segredo do sucesso da famosa cheesecake da Magnolia é o sabor maravilhoso, a textura delicada. Eu recomendo como sugestão para uma linda sobremesa que agrada o paladar e decora a mesa de sobremesas de natal.
Eu e minha filha Pati, fizemos esta sobremesa com precisão de medidas, seguindo o passo à passo com todo o cuidado  para transportar para cá a receita original, o mesmo sabor desta famosa sobremesa da Magnolia.
 Claro que o creme de leite, cream cheese daqui não são iguais aos de lá, mas
sinceramente ficou muito similar. A receita é bem detalhada, o preparo é simples. É muito importante respeitar o tempo de descanso, tenho certeza que vocês vão adorar fazer. Assim como eu e a Pati adoramos preparar e depois vibramos com os Hum! Hum! Hum! de todos .....


Cheesecake de Caramelo com Nozes

Ingredientes da Massa

1/2 copo de manteiga sem sal derretida
1 1/4 de biscoito de baunilha de sua preferência (fiz com biscoito maltado Piraquê)
1/2 copo de nozes trituradas

Ingredientes do Recheio

900 g de cream cheese
1 1/4 copo de açúcar
5 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ingredientes da cobertura

1 copo de caramelo (receita a seguir)
1 copo de nozes tostadas e picadas grosseiramente

Modo de Fazer

Pré aqueça o forno,280 graus.
Para fazer a massa: em uma tigela pequena, misture a manteiga, o biscoito e as nozes. Usei o processador.
Pressione essa massa no fundo de uma forma de fundo falso untada com manteiga (25 cm). 
Asse por 10 min, retire do forno e deixe esfriando.

Para fazer o recheio: Em uma tigela grande, numa velocidade baixa da batedeira, bata o cream cheese até ficar bem macio. Gradualmente, adicione o açúcar. Adicione os ovos um por vez. Tenha certeza que os ingredientes foram bem encorporados à massa. Parando a batedeira e utilizando uma espátula junte o creme de leite e o extrato de baunilha.
Despeje a massa na forma preparada e a coloque dentro de outra assadeira ( excelente dica para não queimar a massinha do fundo e também não sujar o forno). Asse até as bordas firmarem e o centro mover ligeiramente quando chacoalhar a forma. Tempo aproximado de 1 hora. ao final do tempo de cozimento, desligue o forno e use uma colher de pau para manter a porta do forno ligeiramente entreaberta, deixe esfriar dentro do forno. Retire do forno após esfriar cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 12 horas (fazer de vépera).
Cubra com o caramelo misturado com as nozes e volte para a geladeira até a hora de servir.

Receita do Caramelo:

1 copo de água fria
3 copos de açucar
2 copos de creme de leite fresco

Em uma panela média, misture a água e o açúcar em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até o açúcar se dissolver (+ ou - 3 min) se certificando de que não há açúcar no fundo da panela aumente o fogo, fervendo sem mexer, até a calda adquirir uma cor âmbar forte por aproximadamente 15 min.
Quando a calda adquirir a cor âmbar forte, remova imediatamente do fogo. Devagar e com muito cuidado adicione o creme de leite a calda ( a mistura irá borbulhar ) vá mexendo vigorosamente com um foet, batendo constantemente até o creme ser incorporado.
Volte ao fogo médio e mexa até o caramelo ficar macio por 1 min.
Remova do fogo e deixe ficar em temperatura ambiente. Misture as nozes e cubra a cheesecake.
Esta calda pode ser armazenada na geladeira por até 1 mês. 





Se tiverem alguma dúvida, me escrevam, terei muito prazer em responder.  


Um beijo!
Sandra Nunes.




  

.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de Figo de Natal!

Não sei se existe tradição deste bolo no natal. Em minha cozinha ele faz parte das tradicionais receitas que faço. É muito refrescante....o doce da fruta faz um casamento perfeito com o salgadinho do presunto parma que o acompanha. Sirvo como entrada....é uma receita que ganhei de uma querida
amiga de muito tempo, a Bel, que como eu, adora preparar delícias para sua família. Desde então este bolo de figos faz parte de minha mesa de natal.
Quando estou na cozinha envolvida com o preparo de alguma receita, minha mente também se envolve com os propósitos deste ato em si. A sintonia entre o corpo e a alma me faz  refletir sobre o momento que estou vivenciando.....nesta época de natal procuro significados mais amplos para esta celebração....este bolo de figo tem uma cor vermelha intensa, é brilhante e o figo é uma fruta amplamente citada na bíblia. Este conjunto de cor e significado me faz pensar em Jesus que é o personagem principal de toda a euforia e celebreção desta época do ano.
A vocês que compartilham minhas receitas e divagações desejo : Feliz Natal!  E que todas as esperanças sejam renovadas no novo ano!   



Bolo de Figo
4 caixas de figos maduros não muito moles
presunto parma para acompanhar

Modo de Fazer
Descascar os figos, abrir ao meio sem separar as metades. (reserve)
Forre uma forma de pudim com furo no centro com filme plástico. Disponha os figos no fundo, nas laterais, em volta do centro com os figos virados com a parte vermelha para fora. (imagine que ao desenformar ele ficará todo vermelho). Vá preenchendo todo o interior da forma e vá compactando com as mãos, esta etapa é muito importante para ligar e dar forma ao bolo. Leve ao freezer e deixe até endurecer completamente. Pode fazer com antecedência.
Na hora de servir retire do freezer, deixe sobre a pia para descogelar um pouquinho, o suficiente para desenformar.
Desenforme no prato que vai servir, faça rolinhos com o presunto e disponha ao redor do bolo.
A quantidade pode ser adaptada ao tamanho que desejar fazer o bolo. Pode ser em forma maior, como a de bolo que é maior que a de pudim.
O único trabalho deste prato é descascar os figos. É muito fácil, o visual lindo e a combinação perfeita


.





Espero que gostem desta receita!
Esta semana tem mais receita de natal!

Um super beijo.

Sandra Nunes

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Kibe Assado

Os libaneses que me perdoem pelo kibe que faço aqui em casa, pois não sigo a receita tradicional, o meu jeito é simplificado.
  Mas acreditem, o que faço fica uma delícia, super aromático.... muito fácil e também prático, pode ser preparado de véspera, ficar na geladeira e assar na hora.

Kibe antes de assar.

Kibe Assado

Ingredientes:

1 1/2 xícara de trigo para kibe. (cobrir com água para hidratar por 1 hora, após isto apertar em uma peneira para secar)
500gr de carne moída ( gosto de carne magra moída duas vezes)
1 tomate picado sem sementes
1 cebola grande picadinha
1 colher de chá de canela em pó
sal à gosto
pimenta síria à gosto
hortelã picadinha
salsinha picadinha

Modo de Fazer

Em uma tigela misture bem todos os ingredientes, deixe descansar uns 10 min. Em uma forma refratária quadrada ou redonda distribua a massa de kibe alise bem a superfície. Com uma faca, faça o corte sem separar os pedaços, regue com azeite e coloque um pedacinho de noz ( pinole é caríssimo) em cada pedaço.
Asse em forno médio, quando secar a água que solta um pouco, aumentar o forno para corar por 5 min. 


Espero que gostem do meu  kibe, costumo prepará-lo no dia-a- dia, fica muito bom acompanhado por um purê de batatas ou mesmo com uma linda salada colorida. Um trivial saboroso, saudável, e sem complicação.
Espero que gostem.

Um beijo!

Sandra Nunes. 

sábado, 10 de dezembro de 2011

Amor em Pedaços

Nesta época do ano é incrível como nossas memórias gustativas e olfativas ficam aguçadas. Temos saudade de sabores e aromas de outros tempos. Meus próximos posts terão exatamente esta sensação...nostalgia! São receitas do meu velho caderno, que era da minha mãe. Este caderno contém receitas que minha mãe anotava ao ver minha avó Lucinda, sua sogra, uma portuguesa legítima com sotaque carregado, que cozinhava divinamente. Ela vivia na cozinha preparando delícias da "Terrinha".
Entre as receitas nomes engraçados como Raivas, Orelhas de Abade, Cavacas de Resende, Esquecidos, Melindres, Papo de Anjo.....e claro Fios de Ovos (que eu comia em prato fundo, como espaguete, até enjoar e ficar anos sem provar. O enjôo já passou.), Baba de Moça, Pão de Ló....  A receita de hoje, acredito que a maioria de vocês tem em seus cadernos. Penso que vale a lembrança de preparar, pois é uma delícia, fácil de fazer, e pra mim lembra o sabor do papo de anjo, só que muito mais fácil de preparar, fica molhadinho por dentro e com a casquinha dura de açúca por fora.
Vou postar o que conseguir preparar, pois preciso colocar a foto para que possam visualizar o resultado.
Como esta semana teve um feriado por aqui, resolvi preparar esta: Amor em Pedaços!


Amor em Pedaços

ingredientes: massa de bolo

4 ovos
100g de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
11 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite

Modo de Fazer

Bater o açúcar, a manteiga e as gemas,colocar a farinha, alternar com o leite, o fermento e por último as claras em neve. Asse em tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado. Forno à 200 graus.
Após assar, retire do forno e corte o bolo em quadradinhos, com uma faca serrilhada, sem retirar da assadeira.

Calda para umedecer o bolo
18 colheres (sopa) de açúcar
2 copos de água
gotinhas de baunilha para perfumar

Levar ao fogo  moderado água, o açúcar e a baunilha e deixar ferver até o ponto desejado. Neste caso mergulhe uma colher de pau e suspenda-a em seguida o fio deve descer longo e contínuo.

Derramar a calda sobre o bolo, abrindo espaço entre os quadradinhos, para penetrar e umedecer bem o bolo. Deixe descansar por 10 min e retire os quadradinhos e envolva em açúcar cristal.

Arrume os quadradinhos em um prato bonito, é uma delícia!
Espero que gostem!

Um beijo!

Sandra Nunes.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Brownie de Nutella

 A receita de hoje tem alguns significados que envolvem pessoas muito queridas. Queria uma receita para poder usar o meu mais poderoso utensílio de cozinha que acabei de ganhar de minha linda filha Pati e do meu genro ( filho querido) Edu, que não pouparam esforços para enfrentar uma multidão que aguardava a abertura da loja Macys em Chicago no dia da grande liquidação, detalhe do horário da abertura da loja : 1/2 noite e muito frio! Depois trazer o peso em torno de 12 quilos nas mãos dentro do avião. Prova de amor, afeto e muuuuito carinho! Meu coração explodiu de alegria pelo presente em si e por toda a demonstração de amor pelos meus queridos. Claro que a reconpensa é aguardada por delícias que irão ser produzidas na minha nova batedeira, a foto vocês verão abaixo. Linda!
Para começar a recompensá-los fiz um bolinho de laranja que foi muito elogiado.....então me deram estímulo para prosseguir.....e agora a proposta é cozinhar com minha norinha querida Bel que tem um blog de moda que é muito legal  http://belbalestra.com  ela adora se aventurar na cozinha e ama nutella. Então procurei por uma receita que pudesse utilizar minha super batedeira (que nesta receita usei para fazer graça, não era nescessário) e também fosse algo que a Bel gostasse de fazer e degustar. Encontrei esta receita no "blog comida de quinta" e achei que valeria a reprodução pela facilidade em fazer e o resultado delicioso!

Brownie de Nutella

4 ingredientes:
1 pote grande de nutella 350 g
100 g de farinha de trigo
2 ovos
100 g de avelãs  levemente tostadas e picadas

Modo de Fazer

Numa tigela, misture a nutella e os ovos até ficar homogêneo. Em seguida adicione a farinha até misturar por completo. Por último, coloque as avelãs. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus numa forma de bolo inglês, untada com manteiga e forrada com papel manteiga.
Asse até você enfiar o palito e ele sair com algumas migalhas úmidas. (não deixe passar do ponto úmido, senão o brownie fica seco)
Retire do forno e deixe sobre uma grade para esfriar por completo.Polvilhe com uma peneirinha um pouco de açúcar de confeiteiro. Fica lindo! Dura 3 dias guardado em um pote fechado. Será possível que isto aconteça?


Acredito que o amor nasce dos laços mais que a própria genética, tenho vivenciado isto em minha vida, são pessoas muito especiais que vem chegando, meus filhos vão trazendo  e eu sinto pura receptividade..... inalo o aroma de chocolate com  avelã e sinto o conforto da cozinha aquecida pelo forno e também pelo meu coração.

Um beijo!
Sandra Nunes.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Salada de grãos

Para contrariar o dia que está com cara de chuva, postei uma receita com cara de verão!
Faço muito aqui em casa, é colorida, saudável, delícia e super fácil de preparar.
A dica legal é comprar arroz integral multi grãos: Raris ou Tio João, tem vários tipos de grãos, vocês podem escolher o que mais agradar. Eu gosto de todos e ainda acrescento um sachet de Grãos de Trigo pré -cozido que encontro no Pão de Açúcar da marca Casino. Estes gãos de trigo são opcionais.

Salada de Grãos

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz multi grãos cozidos (cozinhar em água com uma pitada de sal)
ou 1 xícara de arroz muilti grãos e 1 sachet de grãos de trigo pré cozido Casino
1/2 pimentão amarelo picadinho
1/2 pimentão vermelho picadinho
1/2 cebola picadinha (se deixar uns 15 min mergulhadas em água fria, sai o gosto forte da cebola)
salsinha picadinha 
azeite suficiente para temperar
sal à gosto
pimenta do reino moída na hora à gosto
1/2 pimenta dedo de moça picada bem miúdinha (optativo)
suco de limão (eu prefiro siciliano)
raspinha da casca do limão para aromatizar

Pode-se acrescentar outros ingredientes que prefiram: azeitonas, tomates, pepinos, cenoura ralada...

Modo de Fazer

Misturar o arroz multi grãos cozido com todos os ingredientes, acertar o sal e colocar para gelar.
Simples assim.


Como apesar da chuva o calor está demais, quero coisinhas refrescantes e práticas. Abro duas latinhas de atum conservado em água, faço uma maionese caseira rapidinha. Pronto! Uma refeição completa, saborosa e com o mínimo de trabalho.
Segue a receita da maionese, que pode ser feita a partir de 1 ovo, que foi a quantidade que fiz para 3 pessoas.

Maionese Caseira

1 ovo
azeite ou óleo de milho suficiente para dar ponto (faço tanto com azeite quanto com o óleo, depende da finalidade, desta vez fiz com azeite)
gotinhas de limão à gosto
sal à gosto

Bater no liquidificador o ovo ,sal, limão e colocar o azeite em fio com o liquidificador ligado.
Pare para ver o ponto, caso não tenha atingido a consistência de maionese, continue batendo e acrescentando azeite, fica cremosa e após gelar adquire consistência mais encorpada.
Como não tem conservante algum, aconselho fazer o suficiente para o consumo de até dois dias, conservando na geladeira.
Se quiser pode acrescentar salsinha, fica verdinha e muito gostosa também.
É ótima para qualquer salada ou sanduíche.

Espero que tenham gostado das receitas de hoje e preparem neste fim de semana que com chuva ou sol, vai ser de muito calor.

Um beijo!
Sandra Nunes.