quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O meu bolo Genovês



Apresento o meu bolo, lembram que postei a receita e não consegui postar a foto do meu?
Aqui está um bolo levinho, daqueles que  acaba num passe de mágica.
Receita na íntegra no post do dia 17/02/2012.
O ibope é garantido!
Adorei esta receita, pela leveza da massa, o recheio creme de manteiga, pode ser utilizado para rechear qualquer bolo. Então usem a imaginação e criem combinações variadas ao sabor das estações e dos paladares.
Na minha receita substituí o doce de framboesas por geleia de framboesas St. Dalfour, que eu adoro, amolecida com um pouquinho de água em uma panelinha. Bem mais prático e creio que não perdeu em nada no sabor. Outra diferença, excluí a calda de licor, pois aqui em casa, se tiver bebida em algum doce, os narizes torcem, então para não correr o risco deste incidente tirei a calda da minha receita e sinceramente, ficou um bolo muito leve e úmido.
Promessa cumprida, espero que tenham gostado desta receita.

Um beijo!

Sandra Nunes 
Posted by Picasa

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Arroz e feijão Mexicano


Refogado!

Adoro cozinhar na churrasqueira, o barulho de conversas, risadas, tim tim de copos se encontrando, e claro muita descontração...neste ambiente arrumo a bancada com os ingredientes que vou usar para este prato, deixo tudo separado e vou colocando os ingredientes na panela, o azeite já se misturou com os quadradinhos de bacon, quando coloco a cebola picadinha ouço o chiado do refogado e ao mesmo tempo sinto o aroma tão familiar e seguro da cebola translúcida. O cheiro tomou conta do ambiente, vou acrescentando os pimentões , a pimenta....o dia está indo embora, uma lua cheia se apresenta como prenúncio de uma noite quente de verão, finalizo meu arroz Mexicano com um fio de azeite e um punhado de salsinha picada. As pessoas são queridas e se servem generosamente,  todos começam a comer e me sinto completamente viva.

ARROZ E FEIJÃO MEXICANO

Ingredientes:
6 xícaras (café) de arroz
2 xícaras (chá) de feijão preto (deixar de molho em água por 4 hs. e reservar a água)
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho esmagado
1 pedaço de bacon picadinho
1/2 pimentão vermelho picadinho (se for pequeno pode ser 1 inteiro)
1 pimenta dedo de moça picadinha ( opcional )
Sal à gosto
Salsinha picada à gosto

Modo de Fazer:
Aqueça uma  panela de fundo largo, acrescente azeite e o bacon picado, mexa para fritar e soltar a gordura, acrescente a cebola, mexa até ficar transparente, junte o alho, o pimentão, a pimenta dedo de moça, mexa. Deixe resfogar uma pouco, junte o arroz e o feijão escorrido, misture bem. Acrescente a água em que o feijão ficou de molho, fica uma água bem marrom. Se a água em que o feijão ficou de molho não for suficiente para o cozimento,complete com mais água. Acerte a sal, reduza o fogo e tampe a panela parcialmente. Quando a água secar se já estiver no ponto certo de cozimento, finalize com um fio de azeite e um punhado de salsinha.
 Sirva.
Caso queira adiantar e servir posteriormente, após refogar tudo antes de colocar a água, desligue o fogo e deixe para cozinhar perto da hora de servir, isto é muito prático.
Esta quantidade serve aproximadamente 8 pessoas.

Este é um bom acompanhamento para churrasco, ou um assado.
Espero que gostem!

Beijos.

Sandra Nunes.
Posted by Picasa

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolo Genovês Recheado com Doce de Framboesas e Creme de Manteiga

Esta massa de origem italiana, que se transformou num dos grandes clássicos da pastelaria francesa, distingui-se pela sua versatilidade: receitas e recheios variam ao sabor das estações e dos paladares.



Atendendo alguns pedidos, publico a receita deste bolo sem minha foto, publico a foto poteriormente.

Ingredientes  para o Bolo

4 ovos
120 g de açúcar
120 g de farinha de trigo
20 g de manteiga sem sal, derretida morna.
300 ml de creme de leite fresco batido como chantilly, para decorar
200 g de framboesas, para decorar
20 g de amêndoas laminadas, torradas, para decorar

Creme de Manteiga

250 g de açúcar
3 claras de ovos
250 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

Calda de Licor

40 g de açúcar
30 ml de licor de framboesa

Doce de Framboesa

120 g de framboesas
120 g de açúcar
sumo de 1/2 limão

Modo de Preparo:

1  Comece por aquecer o forno a 180 graus. Forre com papel manteiga, uma forma redonda com 20x4 cm. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha..

2   Para a massa, junte os ovos e o açúcar numa tigela resistente ao calor, coloque sobre uma panela com água quente e bata até obterum preparado espesso e cremoso. Retire a tigela de cima da panela e continue a bater até esfriar. Peneire a farinha e envolva no preparado delicadamente, de baixo para cima com um garfo. Verta a manteiga em fio fino misturando até obter uma massa homogênea. Despeje na forma e leve ao forno, cerca de 20 min ou até que espetando o palito, este saia limpo.
Desenforme sobre uma grade, coloque uma outra grade por cima, vireao contrário e deixe esfriar, com a crosta voltada para cima.

3  Para preparar o creme de manteiga, coloque o açúcar numa panela de fundo grosso, adicione 60 ml de água e leve ao fogo brando, mexendo para disslover, até levantar fervura. Pare de mexer e verifique o ponto do açúcar, vertendo um pouco de calda sobre água fria. Deverá obter uma bola maleável.
Enquanto a calda chega no ponto, bata as claras em neve firme. Sem parar de bater, verta a calda em fio contínuo. Continue a bater até o preparo ficar frio. Deverá obter um merengue firme e brilhante. Incorpore a manteiga, em pequenas quantidades. Reserve.

4  Para preparar a calda de licor, junte o açúcar e 50 ml de água numa panela e leve ao fogo brando, até dissolver. Aumente o fogo e deixe levantar fervura. Deixe esfriar, antes de acrescentar o licor.

5  Para preparar o doce de framboesas, junte as framboesas e o açúcar numa panela e leve ao fogo brandomexendo até dissolver. Adicione o sumo de limão, para dar sabor. Deixe ferver até engrossar como compota. Deixe esfriar.

6  Corte o bolo ao meio. Pincele a metade inferior com a calda de licor.  Espalhe uma camada de doce de framboesa. Por cima espalhe uma camada de creme de manteiga. Coloque a outra metade de bolo por cima, cubra com o chatilly e decore com as framboesas e as amêndoas.   

Espero que gostem, não é difícil, basta seguir o passo à passo com cuidado, que tudo da certo. Não tenham medo......
Meninas que me pediram a receita, me contem se fizeram e como foi a experiência.
Boa dica para o fim de semana.

Um beijo com carinho!

Sandra Nunes.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Le Cordon Bleu


Como voces já sabem adoro livros, de culinária então, sou fascinada, ontem recebi este livro do meu filhote como uma pequena surpresa, um carinho que me deixou muito feliz, pois ele acertou em cheio meu momento bolos, tenho feito muitos....só não tenho postado porque preciso fotografar para mostrar para voces, aí preciso de luz natural...tempo para escrever....não consigo compartilhar tudo da minha cozinha neste momento.
Mas como saber nunca é demais resolvi compartilhar este livro e um pouco desta escola francesa que é o sonho de muitas pessoas, meu inclusive....  hahahaha.......

Tradição Centenária

Primeira escola particular de culinária da França, a Le Cordon Bleu foi fundada em 1895 por Marthe Distel, jornalista e publisher da revista La Cuisinière Cordon Bleu, para oferecer aos leitores aulas com renomados chefs parisienses. O nome tem origem na "fita azul", símbolo da Ordem do Espírito Santo, uma elite de cavaleiros franceses do século XVI que ficou conhecida pelos banquetes. A fita azul, ou cordon bleu, acabou virando referência de excelência culinária.
Hoje, a instituição está presente em cerca de 20 países com mais de 40 escolas e recebe 20 mil alunos por ano. A metodologia é uma só desde sempre: ensinar os fundamentos da cozinha francesa, adaptada aos ingredientes de cada país.



Chef proprietária do Chou, em São Paulo, Gabriela Barreto estudou na Cordon Bleu de Paris, onde fez
 o Grand Diplôme, o programa completo, com nove meses de duração. "É um curso bastante prático. Cada aluno tem sua bancada, seus ingredientes e repete várias vezes as técnicas até dominá-las", conta. Muitos dos professores trabalharam em restaurantes estrelados. Quem também não esquece o nível de excelência das aulas é a chef carioca Flávia Quaresma."Apesar de formada há 20 anos na Cordon Bleu, até hoje lembro os ensinamentos dos grandes chefs com quem convivi em Paris", conta ela. A lista de alunos brasileiros que passaram por lá inclui os chefs Alex Atala, Benny Novak, Morena Leite, Roberta Sudbrack . ( Revista Mais, Cristiana Menichelli)


Adorei meu livro novo e selecionei estas duas receitas para experimentar.

Uma ótima semana para voces!

Um beijo!

Sandra Nunes.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bofetada (Gelado de Banana)

Não me perguntem o que significa o nome  desta sobremesa, sinceramente não sei, minha mãe dizia este nome e eu nunca questionei. Só sei que é uma de minhas sobremesas adoradas na infância e que agora é de meus filhos também. O meu filho do meio , o Pedro, é mais fã que os outros.
Durante o tempo em que meus filhos eram pequenos, época em que a vida passa muito depressa, eu não tinha tempo de pensar, mas sabia que as lembranças ficariam, independente de minha consciência. Lembro do meu filho com o cabelo espetado, as bochechas rosadas, sorriso fácil e olhar puro, brincando e repetindo os sons das arminhas dos homenzinhos nas lutas, o ronco do motor dos Hotwheels, as conversas com seu amigo imaginário e onde mais pudesse voar pelo mundo. Esta lembrança tão real e deliciosa tem haver com ausência e saudade. Hoje ele mora em outro país e então percebo, como nossa memória suga toda forma de lembrança que puder, para trazer para dentro de nós flashs, cheiros, sabores....que nos coloca em um lugar mágico de recordação.
Olhando para ele agora, já homem feito, enxergo o mesmo sorriso fácil, olhar puro.....



      Ingredientes do doce de banana:

1 dúzia de banana nanica madura
2 xícaras de açúcar
cravo e canela em pau à gosto

Modo de Fazer

Coloque tudo em uma panela de fundo largo e leve ao fogo médio, mexa de vez em quando no começo para misturar tudo e não queimar no fundo, após a banana se desmanchar mexa sem parar para dar ponto de doce de colher. A coloração também vai mudar, ficando um tom marrom avermelhado. Reserve.

Ingredientes do creme:

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de maizena

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela e mexa até engrossar e fazer bolhas. Reserve.

Ingredientes do merengue:

3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Fazer

Bata na batedeira as claras em neve, acrescente o açúcar sem parar de bater. Reserve.

Montagem:

Em uma forma refratária coloque o doce de banana no fundo e espalhe, sobre a banana coloque o creme, sobre o creme o merengue , leve ao forno brando para corar o suspiro.
Gosto de montar com o doce e o creme quente.



No inverno sirvo esta sobremesa morna e no verão gelada.

Espero que gostem, as vezes esquecemos de fazer coisas tão comuns e simples.
Se alguém conhecer este doce com outro nome me contem, tá?



Um beijo!

Sandra Nunes