quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Salada de Beterraba e Laranja


Nada é tão surpreendente como o contraste vinho da beterraba com o amarelo da laranja....o docinho da beterraba e o azedinho da laranja.
Nada nesta salada é demais ou de menos.


Ingredientes para duas porções individuais:

2 beterrabas médias (cozinhar com um pitadinha de açúcar, descascar e fatiar em gomos)
2 laranjas descascadas (tentar tirar a parte branca
 quanto for possível e fatiar em gomos)
azeite à gosto
gotas de limão
sal à gosto
pitada de estragão seco (ou outra erva de preferência, eu pessoalmente gosto muito de estragão principalmente acompanhado por um sabor azedinho como limão ou vinagre)


 Em pratinhos de sobremesa alterne um gomo de beterraba outro de laranja até completar o círculo.
Salpique o sal, o estragão, o azeite e por último gotas de limão ( não muitas, para preservar os sabores dos ingredientes)



Espero que aproveitem estes dias quentes e façam esta salada pensando na  primavera.

Beijinhos!!

Sandra Nunes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hamburguinho


Receita caseirinha, daquela comidinha de criança, mas que todos gostam.
Acho que todos fazem um hamburguinho em casa para o trivial do dia à dia. Mas vale postar esta por ser delícia, prática e saudável! 
Pode-se fazer uma quantidade maior do que vai ser consumido em uma refeição, gelar bem os hamburguinhos em um prato ou travessa para facilitar a remoçào para um saco plástico e congelar. Retirando somente a quantidade que for utilizar.

Ingredientes:

300 gr de patinho moído 2 vezes
3 colheres (sopa cheia) de aveia em flocos
1 cebola pequena ralada
1 ovo batido
salsinha picada à gosto
sal à gosto
pimenta do reino à gosto
azeite
 
1  Misture tudo muito bem até ficar bem incorporado.
2  Deixe descansar por uns 30 minutos para que a aveia possa  ligar bem a massa
3  Forme os hamburguinhos, fazendo bolas e achantando-as 
4  Grelhe em uma frigideira com um fio de azeite

Para acompanhar um creme de milho e uma saladinha verde.

Quem não gosta?

Um beijo!

Sandra Nunes

domingo, 5 de agosto de 2012

Maionese Caseira



Esta maionese aprendi com minha mãe, que não gostava de maionese feita a base de gemas cruas somente.
Eu particularmente sempre adorei a salada de batatas que minha mãe fazia temperada com esta maionese. Por ser muito fácil, quero compartilhar com vocês esta receita.

Ingredientes:

3 gemas cozidas
1 gema crua
óleo quanto baste para dar o ponto desejado ( gosto de usar óleo de girassol
gotas de limão à gosto
sal à gosto

Modo de fazer:

Separe as gemas das claras cozidas bem duras, amasse as gemas com um garfo, acrescente a gema crua, uma pitada de sal, gotas de limão e um pouquinho de óleo para ligar a mistura. Com o auxílio de um fouet vá misturando vigorosamente acrescentando o óleo em fio. Pare de vez em quando para visualizar a consistência e aproveite para provar o sal e também a acidez, caso prefira um gostinho mais cítrico acrescente mais limão. Proceda assim até perceber que atingiu o ponto de maionese, denso e brilhante.
  O resultado desta maionese é um sabor delicioso para temperar saladas de legumes, salpicão, para incrementar um sanduíche, como aperitivo em uma torradinha.



Veranico, esta palavra define a onda de calor em pleno inverno. Para combinar com o clima quente, uma receita de verão: Maionese Caseira! Muito saborosa e muito fácil de preparar.
Espero que façam.

Beijinhos!

Sandra Nunes.

Scones



Não sei exatamente o que me inspirou a pesquisar estes pãezinhos, a vontade quase incontrolável de prová-los. Após analisar várias receitas descobri que os pãezinhos de origem inglesa são similares ao nosso pãozinho de minuto.
A massa amanteigada da receita que faço normalmente, modelada com o cortador de biscoito como são os scones ficou perfeita. Como esta massa não pode ser muito manipulada deve-se trabalhá-la rapidamente.

  Cortador de biscoitos


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amidi de milho
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 colher ( chá rasa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
3/4 xícara de leite
2 ovos

Modo de fazer:

Peneire juntos os 4 primeiros ingredientes secos 3 vezes. Junte a manteiga beliscando com a farinha para obter uma farofa soltinha. Reserve.
Bata os ovos com um garfo e misture o leite e o açúcar. Junte a farofa reservada, misture rapidamente sem bater, apenas misturando. Na bancada enfarinhada despeje a massa e estique coma as mãos até obter uma espessura de 2 cm. Corte com o cortador de biscoitos ou com a borda de um copo mergulhado na farinha.
Para obter scones fofinhos macios, ao juntar os ingredientes líquidos aos secos miture-os bem, porém rapidamente. Estenda a massa manipulando-a o menos possível, estendendo-a com as mãos. O forno deve ser quente para que cresçam depressa e fiquem dourados.


Minha paixão pela Inglaterra começou quando conheci a escritora Rosamunde Pilcher, apesar de nunca ter estado lá, viajei através de seus livros pelas praias  da Cornualha, pelas paisagens rurais de  Temple Pudley....enfim li todos os seus livros e sinto não ter mais livros, pois ela não escreveu mais.
Cito um trecho do primeiro livro que li, o famoso " Os Catadores de Conchas. "

... Deveria medir um metro e meio por um e dominava toda a sala. Os Catadores de Conchas, Olívia sabia que jamais se cansaria do quadro, mesmo tendo convivido com ele a maior parte de sua vida.
O céu ventoso, com nuvens que corriam; o mar encapelando-se em ondas coroadas de espuma alva, que se vinham quebrar com estrondo sobre a praia. Os rosas e cinzas sutis de areia; poças rasas deixadaspela maré alta, cintilando com translúcidos reflexos da luz do sol.
E as figuras das três crianças, agrupadas a um canto da tela: duas meninas com chapéu de palha, os vestidos apanhados para cima, e um menino. Todos de pernas bronzeadas, descalços e absorvidos pelo conteúdo de um balde escarlate.....

Acho que este trecho do livro, onde a descrição do quadro que dá título ao livro, reflete um pouco da capacidade de Rosamunde de nos colocar dentro da paisagem, ela me toca profundamente.....esta leitura acompanhada por scones quentinhos e uma fumegante xícara de chá, me faz conhecer um pouco do interior da Inglaterra sem sair de casa.


Espero que gostem!
Beijos.

Sandra Nunes