Quero dividir com vocês o que classifico de experiência mesmo. O clássico Frango assado na minha casa não tem padrão, e o resultado é sempre uma surpresa. Procuro receitas para encontrar a fórmula certa, então cada vez que preparo é uma receita diferente....frango assado com vinho branco, tinto, cerveja, limão e cebola dentro, untado com manteiga.... inúmeras formas de preparo. Algumas não ficaram ruins, ficaram até boas. Mas aquele frango crocante, bonito, gostoso, o clássico!!! só consegui com esta receita da Rita Lobo, que assisti no Cozinha Prática GNT.
Outra dica que aprendi a utilizar agora ( sou péssima com botões e tecnologia) é agendar a gravação dos programas que gosto e não consigo assistir, gravo tudo com o controle remoto da NET.
Gente, não ganho nada nem do GNT e nem NET, estou apenas compartilhando minhas experiências mesmo. É que fiquei muito feliz quando consegui gravar meus programas favoritos.
Frango Assado
Ingredientes:
1 frango de mais ou menos 2 kg
1 xícara (chá) de sal
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 cebola
1 cabeça de alho inteira
Modo de Fazer:
Lave o frango e, com uma faca retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.
Em uma tigela, coloque o sal e o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e passe esta mistura por dentro e por fora. Tempere também o peito sob a pele. Junte a cebola cortada grosseiramente. Cubra com água e reserve. Preaqueça o forno a 220 graus, temperatura alta.
Esta mistura de sal e açúcar ela chamou de "soro mágico", ele serve para hidratar o frango, deixando-o bem úmido após assado.
Após mais ou menos 40 min, depois de hidratado, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de sal e escorra por alguns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver mais crocante fica a pele.
Coloque o frango seco em um refratário, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora à gosto. Corte a tampa da cabeça de alho e colque no refratário. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 min.
Atenção: nos primeiros 15 min manter a temperatura alta, em seguida abaixe para 180 graus ( temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 min.
Observe o cozimento, pois este tempo pode variar de forno para forno.
No final deste tempo o frango deve estar dourado, verifique se está completamente assado, espetando uma faquinha na coxa, se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está pronto. Caso precise de mais tempo no forno, proteja as partes que já estão douradas com papel alumínio e deixe até estar totalmente assado.
Dourado por fora, casquinha crocante e úmido por dentro. Perfeito!!!!
Batatas Doce Coradas com Ervas!
Batatas Doce Coradas
Mais ou menos 4 batatas médias, descasque com o descascador de legumes e corte no sentido do comprimento em fatias grossas. Em um refratário espalhe azeite, coloque as batatas, tempere com sal e pimenta do reino à gosto e salpique ervas que preferir, acrescente mais azeite.
Usei sálvia , que eu adoro. Mas, podem utilizar alecrim, tomilho....estas ervas combinam bem com batata doce.
Leve as batatas ao forno até dourar por fora e ficar macia por dentro.
Para compor este prato fiz um pesto básico tradicional com manjericão. A Rita fez polenta e pesto abrasileirado de salsinha.
Aprovei esta forma de assar frango, acredito ser uma fórmula que não tem erro, o frango fica realmente dourado, a pele fica crocante e por dentro úmido. Perfeito!!!
Boa sugestão para o almoço do dia das mães, qualquer maridão ou filhote pode fazer, não requer experiência na cozinha. Fica a dica!!
Um beijinho!
Sandra Nunes