segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bacalhoada à Portuguesa



Páscoa tem um significado cristão lindo, maravilhoso!
 Páscoa com crianças tem um significado muito colorido, a diferença que as crianças podem fazer em uma família é incrível, observar aqueles olhinhos brilhantes, segurando um ovo de chocolate.... depois as mãozinhas e boquinhas grudentas, melecadas, ávidas por mais chocolate. Alegria e doçura....não tem como não contagiar toda a família de qualquer idade e todos redescobrem os prazeres da infância.   



Almoço de Páscoa! Eu fiz Bacalhoada à Portuguesa, prato tradicional por aqui na Páscoa e Natal. Aliás desde que me entendendo por gente esta tradição faz parte da minha vida. Aprendi a gostar de bacalhau forçada pelo meu pai que era português e não admitia sua filha torcer o nariz para o peixe. Depois de muitas tentativas experimentando, não me lembro quando foi que comecei a gostar mas desde então....simplesmente adoro, todas as receitas. Esta em especial tem muitas boas recordações....


Bacalhoada à Portuguesa
( Para 6 pessoas )

Ingredientes Para o Cozido:

2 kilos de bacalhau dessalgado em postas
6 ovos
10 batatas médias
16 cebolas miúdas
2 maços de couve ( retire o talo e rasgue as folhas )


Para o refogado:

Dentes de 1 cabeça de alho fatiados
1 cebola grande picada
250 ml de azeite
5 colheres de sopa de vinagre branco
 Azeitonas  Pretas à gosto

 Modo de Fazer:

Em uma panela grande coloque a água para ferver, quando levantar fervura coloque primeiro o bacalhau, assim que cozinhar retire as postas, reserve. É importante cozinhar todos os ingredientes nesta água, primeiro as cebolas, as batatas e por último a couve rapidamente. Os ovos, cozinhe separadamente.
Em uma travessa grande, arrume tres fileiras de bacalhau, cebolas, batatas. Entre as fileiras coloque troxinhas de couve.  Descasque e corte os ovos ao meio e distribua à gosto.

Faça o refogado, colocando o azeite em uma panela, acrescente primeiro a cebola quando ficar translúcida, acrescente o alho e vá mexendo até alourar. Coloque sal á gosto, as azeitonas e por último o vinagre.
Com uma concha coloque imediatamente sobre o bacalhau banhando todos os ingredientes.

Se quiser preparar com antecedência, pode arrumar a travessa e deixar no forno brando para não esfriar, deixe para colocar a couve na hora para não secar. Prepare o molho na hora de servir. 
Para uma harmonização perfeita sugiro o vinho português Casal Garcia ou outro vinho verde que preferir. Hum!!!! Divino.

Sugestão para as sobras: Roupa Velha, alguém já ouviu falar? É uma delícia e o aproveitamento é total. Pode ser o prato do dia seguinte.

Modo de Fazer:

Desfiar o bacalhau, picar os ovos ( se precisar cozinhe alguns, é muito importante para ligar a Roupa Velha ), picar as batatas, as cebolas, a couve. Fazer um refogado com azeite cebola e alho, acrescentar todos os ingredientes e misturar bem para ficar tudo bem incorporado pingar gotas de vinagre, misturar novamente. Desligue o fogo e sirva.

E vocês o que fizerem para o almoço de Páscoa?
Me contem, vou adorar compartilhar suas receitas.... afinal aqui todos adoram este assunto, né?

Uma ótima semana para todos.

Beijos!

Sandra Nunes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário