segunda-feira, 4 de julho de 2011

Macarronada da Vó Elvira

Esta é uma receita simples que toda família, principalmente as de origem italiana, possuem. No entanto simplifiquei o molho, faço na panela de pressão pois não temos mais todo o tempo que nossas avós ficavam na cozinha.

Molho de Tomate com Carne

Ingredientes
2 kilos de tomates maduros 
1 kilo de carne (fraldinha ou uma carne de sua preferência)
½ copo de vinho tinto
Cebola, alho, folha de louro, sal e pimenta do reino
Azeite
  
Modo de preparo
Coloque uma panela com bastante água para ferver, lave os tomates, faça um corte em cruz na casca e mergulhe-os na água fervente. Deixe em torno de 2 minutos, retire e coloque-os em uma bacia com água gelada. A pele vai sair com facilidade, retire as peles, pique os tomates pelados e reserve.

Minha avó fazia este molho em panela normal, ficava cozinhando por 3 horas ou mais, na panela de pressão o tempo de preparo é 1 hora e meia.

Aqueça o azeite e frite a carne até dourar muito bem dos dois lados, acrescente as cebolas picadas grosseiramente (para esta quantidade uso 2 grandes) e 4 dentes de alho esmagados. Mexa, acrescente o sal, pimenta, louro, 1/2 copo de vinho tinto, mexa e acrescente os tomates reservados. Cubra com água fervendo e tampe a panela. Após ferver, diminua o fogo e de vez em quando sacuda a panela pra sentir se tem líquido, não pode secar, caso necessite, acrescente água fervente.
Após o tempo de cozimento abra a panela, acerte o sal, retire a carne, bata o molho no liquidificador ou com um mixer, fatie a carne e reserve.
Neste momento o macarrão já deve estar cozido al dente, minha avó usava o parafuso ou penne. Envolva a massa com o molho, transfira para uma travessa e disponha a carne sobre o macarrão, coloque o queijo parmesão ralado e sirva.

            
Nosso coração se aquece com as lembranças da infância em que em torno da mesa aconteciam muitas risadas e convivência familiar. Hoje em dia estes momentos se perderam por conta da vida cheia de compromissos, .
A sabedoria de nossas avós era algo que com um simples almoço de domingo, elas reuniam a família, acertavam diferenças, compartilhavam carinhos, permitiam a convivência de crianças e adultos...enfim tudo muito simples e ao mesmo tempo tão sábio.
Não precisamos hoje apresentar uma mesa como a delas, mil tipos de comidas reunidas em uma única refeição, mas se fizermos a famosa macarronada”do meu jeito simplificada na panela de pressão” acompanhada de torradinhas quentinhas com sal grosso , alecrim e azeite e de sobremesa um pudim de leite, compartilharemos muito aconchego, gratidão, perdão...sentimentos que devemos nutrir sempre, para que os mais jovens tenham oportunidade de vivenciar momentos felizes e simples.

O prato pode ser único, mas seguindo o lema de minha avó, a comida deve ser farta. Caso haja algum desentendimento todos tem uma semana para acertar o sentimento afinal domingo tem almoço de família.

Sandra Nunes

            


Um comentário:

  1. Querida Sandra...te chamo assim por que vendo suas receitas, e complementadas com seus (simples e maravilhosos) textos...sinto que somos da mesma família...
    O texto acima parece muito com os tempos que vivi,e que agora tento passar para minha família.Não é fácil,mas tento mostrar o amor e carinho atravéz da comida!!Beijos carinhosos -Susy Otero

    ResponderExcluir