A comida deve ser prática para fazermos, nutritiva para alimentar nosso corpo e também como tudo que falo para vocês deve também ser boa para nossas emoções. Ou seja pura confort food, a comida que aquece o coração e nos deixa mais felizes.
Alguém vai me perguntar: mas para fazer picadinho com purê de batatas, precisa de receita e ainda dedicar um post para essa dupla tão corriqueira?
Eu respondo que sim, porque escuto muita gente dizer que acha picadinho sem graça, que coloca muito tempero para dar uma levantada no sabor...e outras coisas mais...então decidi compartilhar o meu picadinho e alguns segredinhos.
Este picadinho pode ser servido como prato principal acompanhado pelo purê de batatas. E também pode ser a base para rechear panquecas, arroz de forno, pastel....o que desejarem. Pode-se fazer uma quantidade maior de uma vez e congelar as porções, enfim é um picadinho versátil.
Picadinho de carne
Ingridientes:
1 kilo de carne moída ( usei patinho moída 2 vezes)
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
4 cebolas grandes picadinha
sal e pimenta do reino à gosto
salsa e cebolinha verde picadinha
gotas de limão
Modo de Fazer:
Em uma panela de fundo largo, aqueça o azeite e a manteiga, coloque a carne, deixe fritar mexendo para ficar bem soltinha, acrescente o sal e a pimenta, as cebolas picadas, misture bem e diminua o fogo para cozinhar a cebola, tampe a panela. Nesta hora o aroma é divino!
Desligue o fogo e acrescente a salsinha, cebolinha e pingue algumas gotas de limão. Está pronto o picadinho básico.
Como fiz para o almoço como prato principal, acrescentei azeitonas verdes picadas e ovos cozidos picados.
Purê de Batatas
Ingredientes:
4 batatas grandes com casca lavadas e escovadas
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cream cheese
sal à gosto
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas com a casca na panela de pressão.
Dica: pingue algumas gotas de vinagre na água do cozimento para impedir aquela marca escura na panela. Outra dica: Minha mãe dizia que cozinhar as batatas descascadas deixava as batatas aguadas.
Quando estiverem cozidas, descasque assim que conseguir, é importante amassá-las quente. Acrescente o sal, a manteiga e o cream cheese. Coloque tudo em uma panela e misture tudo vigorosamente em fogo baixo. as vezes deixo meu purê pedaçudo, rústico. Outras deixo lisinho, bato inclusive com o mixer, depende do que ele vai acompanhar.
Comida com jeito de casa de mãe, quem não gosta?
Espero que aproveitem as dicas.
Beijocas!
Sandra Nunes.
Olá Sandra, obrigada pelo seu comentário, realmente não tem erro no endereço do seu blog, foi meu aluno que estava digitando errado :( , mil desculpas!
ResponderExcluirSandra, tenha dó de mim,essas fotos são demais...parece que sinto o cheiro do picadinhoooooo!!Beijos carinhosos - Susy Otero
ResponderExcluir