terça-feira, 27 de março de 2012

Bolo de Fim de Semana ou Meio de Semana!


 
Lembram que quando postei umas fotos do livro Le Cordon Bleu, disse que colocaria as receitas conforme eu fosse fazendo? Então, o Bolo Genovês já foi postado, agora é a vez deste bolinho simples que tem um nome sugestivo:  Bolo de Fim de Semana, e que eu acrescentei : Ou de Meio de Semana, porque não? Afinal um bolinho gostoso tem lugar em qualquer dia da semana. Este tem uma massa amanteigada que lhe confere textura úmida e durabilidade maior, não fica seco rapidamente. Eu, que só gosto de bolo feito no dia, aprovei este até dias depois de feito.  
Estes dias tenho me sentido criativa na cozinha e quero dividir com vocês esta sensação de possibilidades....compartilhar que quando estamos cozinhando,devemos ter uma receita para nos guiar, mas sem medo de arriscar algumas alterações instintivas que temos vontade de experimentar.
Isto aconteceu com este bolo, segui conforme está na receita, mas quando fui fazer a cobertura adaptei outra, que já estava na minha cabeça desde o primeiro dia que folheei o livro. E o resultado foi muito feliz. Esta cobertura serve para muitos outros bolos, por ser neutra combina até com um bolo de chocolate. O original é de gengibre e cenoura, que com certeza logo estará aqui. 
Existem alguns ingredientes que sempre tenho e que não posso ficar sem. Atualmente um novo entrou para a minha lista: o cream cheese. Descobri suas inúmeras possibilidades recentemente e desde então ele tem sido um curinga assíduo por aqui, inclusive nesta cobertura de hoje. 


Bolo de Fim de Semana

Ingredientes:

60 grs de manteiga 
180 grs de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
raspas de 3 limões
230 grs de açúcar
100 ml de creme de leite fresco

Modo de Fazer:

Aqueça o forno. Forre uma forma de bolo inglês 18x8x6,5 com papel manteiga unte e polvilhe com farinha.
Derreta a manteiga em fogo brando e reserve.
 Em uma tigela peneire a farinha com o fremento.
Bata os ovos e misture as raspas de limão, junte o açúcar e o creme de leite.
Derrame a mistura de ovos sobre a farinha mexendo rapidamente para obter uma massa lisa. Misture por último a manteiga.  Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 min. Faça o teste do palito.

 Cobertura de Açúcar com Cream Cheese

Ingredientes:
75 grs de manteiga em temperatura ambiente
75 grs de cream cheese
175 grs de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes na batedeira até obter um creme.
Quando o bolo estiver frio cubra com este glacé.

Bolo delicioso, coroado por uma cremosa cobertura.

Espero que gostem.
Beijinhos!

Sandra Nunes

  

180

Um comentário:

  1. Adorei o blog, e gostaria de lhe informar que o endereço do blog está errado no anuncio do Jornal de Limeira, está saindo com www.

    ResponderExcluir