sábado, 1 de outubro de 2011

Broinha de Fubá

Eu amo broinha de fubá, só prá voces entenderem eu e minha filha Pati, quando temos tempo prá um cafezinho procuramos um local onde sirvam as broinhas e assim vamos provando e ficando cada vez mais exigentes! Então venho testando várias receitas para produzir minhas próprias broinhas. As receitas são várias, algumas até são boas, mas esta receita (que achei na cozinhapequena.com)  é a primeira que fica exatamente como eu gosto: aerada, não muito doce e muito saborosa! Perfeita para aquele cafezinho, em que podemos fazer uma pausa, colocar o assunto em dia com uma amiga ou com nossa fiha querida. Momentos de puro prazer!!!!!!

Broinha de Fubá

Ingredientes

2 xícaras de fubá
1 1/2 xícara de polvilho doce
3 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de erva doce
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
fubá para polvilhar

Modo de Fazer

Peneirar o fubá e o polvilho juntos para misturar bem.Acrescente o leite,o açúcar,o óleo,a erva doce e o sal.Faça esta mistura em uma panela e cozinhe até virar um angu consistente.(Não se assuste com os grumos que se formam,é que o polvilho se gelatiniza antes que o fubá,é só continuar mexendo vigorosamente e tudo vai dar certo)Espere esfriar,vá juntando os ovos batidos aos poucos,mexa sem parar,não usei batedeira,usei o mixer.Quando os ovos estiverem bem agregados, junte o fermento,misture bem.A massa fica mole e aerada.
Aqueça o forno,unte e polvilhe com fubá duas assadeiras retangulares reserve.                                                                       
Coloque um pouco de fubá no fundo de uma xícara,despeje uma colher de sobremesa de massa,gire a xícara para dar forma a broinha,procedendo assim você fará rapidamente as broinhas com facilidade,pois a massa é mole  e não permite que se manipule.
Achei fácil e rápido de preparar,rende em torno de 50 broinhas,e demora em torno de 20 min para assar.
Espero que gostem e façam sem medo de errar.



Sandra Nunes

4 comentários:

  1. Tia...adorei o blog!!!
    Lembrei das tantas coisas gostosas que você e a tia Marli faziam para nós quando eramos crianças.
    Aliás...lembro do 1º bolo que fiz sozinha, essa é uma boa história. Pati e eu ficamos procurando receitas para brincar, ví a receita e a foto de um bolo em um de seus cadernos, chegando em casa aproveitei que a Neusinha estava descansando e fiz o bolo. Sinto até hoje do sabor delicioso, mas nunca mais consegui fazer igual!
    Beijos e boa sorte com o blog!
    Vou te seguindo por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Experimentei e achei muito bacana. Achei que fazer essas broinhas aeradas seria muito difícil mas não foi, graças, principalmente, às explicações. Bem, enfim, para o gosto do pessoal aqui de casa poderia ter um pouco menos de açúcar, este seria o único reparo mas que não diminui em nada a receita por que é somente uma questão de gosto.

    ResponderExcluir
  4. SONIA - 03.04.13

    Pode congelar as bolinhas cruas. Se sim, como proceder?

    ResponderExcluir