terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ovos Nevados

Icebergs em um lago de creme! Esta é a definição perfeita para esta sobremesa.
Pensei em várias receitas que eu pudesse compartilhar, mas com o clima esquentando, o natal chegando, voltei no tempo, acho que todo mundo tem esta tendência quando chega perto do natal, voltar aos anos passados, com doces lembranças, perfumadas por aromas que saíam das cozinhas de nossas queridas mães, avós.... e lembrei de minha avó Lucinda cozinhando:  ovos nevados, fios de ovos, pudim francês que eu não tenho a receita pois ela fazia de cabeça e meu pai adorava, orelhas de abade... eram algumas das receitas assíduas em sua cozinha nesta época do ano. Escolhi  ovos nevados para servir bem gelado, todo mundo adora! 

 Ovos Nevados

Ingredientes:

1 litro de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
8 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha ou raspas de limão

 Modo de Fazer
Em uma panela de fundo largo, misture o leite e o açúcar. Leve ao fogo para ferver, após a fervura abaixe o fogo e deixe cozinhando, enquanto prepara o suspiro. Bata as claras em neve e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado até formar picos bem firmes. Com ajuda de uma espátula, coloque à colheradas porções de suspiro na panela para cozinhar no leite. Deixe que as porções de suspiro cozinhem por aproximadamente 2 min. Vire-os com uma escumadeira para cozinharem do outro lado. Delicadamente  retire  os suspiros cozidos com uma escumadeira para escorrer e  coloque-os em uma compoteira. À parte peneire as gemas, coloque um pouco do leite que usou para cozinhar os suspiros e misture rapidamente para diluir as gemas sem cozinhar e junte ao restante do leite, mexendo sempre, volte ao fogo, continue mexendo para encorpar e formar um creme aveludado. Junte a baunilha ou se preferir as raspas de limão. Despeje o creme sobre os suspiros. Leve à geladeira e sirva bem gelado.

Sim, repetimos nossas receitas favoritas. Não sei se são as lembranças ou se são tão deliciosos assim. Vocês é que vão me dizer.
 Um super beijo!

Sandra Nunes.

Um comentário: