sábado, 10 de dezembro de 2011

Amor em Pedaços

Nesta época do ano é incrível como nossas memórias gustativas e olfativas ficam aguçadas. Temos saudade de sabores e aromas de outros tempos. Meus próximos posts terão exatamente esta sensação...nostalgia! São receitas do meu velho caderno, que era da minha mãe. Este caderno contém receitas que minha mãe anotava ao ver minha avó Lucinda, sua sogra, uma portuguesa legítima com sotaque carregado, que cozinhava divinamente. Ela vivia na cozinha preparando delícias da "Terrinha".
Entre as receitas nomes engraçados como Raivas, Orelhas de Abade, Cavacas de Resende, Esquecidos, Melindres, Papo de Anjo.....e claro Fios de Ovos (que eu comia em prato fundo, como espaguete, até enjoar e ficar anos sem provar. O enjôo já passou.), Baba de Moça, Pão de Ló....  A receita de hoje, acredito que a maioria de vocês tem em seus cadernos. Penso que vale a lembrança de preparar, pois é uma delícia, fácil de fazer, e pra mim lembra o sabor do papo de anjo, só que muito mais fácil de preparar, fica molhadinho por dentro e com a casquinha dura de açúca por fora.
Vou postar o que conseguir preparar, pois preciso colocar a foto para que possam visualizar o resultado.
Como esta semana teve um feriado por aqui, resolvi preparar esta: Amor em Pedaços!


Amor em Pedaços

ingredientes: massa de bolo

4 ovos
100g de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
11 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite

Modo de Fazer

Bater o açúcar, a manteiga e as gemas,colocar a farinha, alternar com o leite, o fermento e por último as claras em neve. Asse em tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado. Forno à 200 graus.
Após assar, retire do forno e corte o bolo em quadradinhos, com uma faca serrilhada, sem retirar da assadeira.

Calda para umedecer o bolo
18 colheres (sopa) de açúcar
2 copos de água
gotinhas de baunilha para perfumar

Levar ao fogo  moderado água, o açúcar e a baunilha e deixar ferver até o ponto desejado. Neste caso mergulhe uma colher de pau e suspenda-a em seguida o fio deve descer longo e contínuo.

Derramar a calda sobre o bolo, abrindo espaço entre os quadradinhos, para penetrar e umedecer bem o bolo. Deixe descansar por 10 min e retire os quadradinhos e envolva em açúcar cristal.

Arrume os quadradinhos em um prato bonito, é uma delícia!
Espero que gostem!

Um beijo!

Sandra Nunes.

4 comentários:

  1. Mae adorei as fotos!

    E esse doce eu quero comer quando eu chegar!!

    Te amo

    ResponderExcluir
  2. Tia, você escreve de um jeito muito lindo e gostoso de ler!! E que cara deliciosa que está esse bolo!! Amei tudo!
    Beijos, Bel

    ResponderExcluir
  3. DENISI DEL RIO DO PRADO21 de fevereiro de 2012 às 17:07

    QUERIDA SANDRA,

    É SEMPRE, UM PRAZER OBSERVAR SUA ATUAÇÃO NA COZINHA, MUITO AMOROSA, ME FAZ SENTIR EM PAZ.


    BEIJOS, DENISI

    ResponderExcluir