segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de Figo de Natal!

Não sei se existe tradição deste bolo no natal. Em minha cozinha ele faz parte das tradicionais receitas que faço. É muito refrescante....o doce da fruta faz um casamento perfeito com o salgadinho do presunto parma que o acompanha. Sirvo como entrada....é uma receita que ganhei de uma querida
amiga de muito tempo, a Bel, que como eu, adora preparar delícias para sua família. Desde então este bolo de figos faz parte de minha mesa de natal.
Quando estou na cozinha envolvida com o preparo de alguma receita, minha mente também se envolve com os propósitos deste ato em si. A sintonia entre o corpo e a alma me faz  refletir sobre o momento que estou vivenciando.....nesta época de natal procuro significados mais amplos para esta celebração....este bolo de figo tem uma cor vermelha intensa, é brilhante e o figo é uma fruta amplamente citada na bíblia. Este conjunto de cor e significado me faz pensar em Jesus que é o personagem principal de toda a euforia e celebreção desta época do ano.
A vocês que compartilham minhas receitas e divagações desejo : Feliz Natal!  E que todas as esperanças sejam renovadas no novo ano!   



Bolo de Figo
4 caixas de figos maduros não muito moles
presunto parma para acompanhar

Modo de Fazer
Descascar os figos, abrir ao meio sem separar as metades. (reserve)
Forre uma forma de pudim com furo no centro com filme plástico. Disponha os figos no fundo, nas laterais, em volta do centro com os figos virados com a parte vermelha para fora. (imagine que ao desenformar ele ficará todo vermelho). Vá preenchendo todo o interior da forma e vá compactando com as mãos, esta etapa é muito importante para ligar e dar forma ao bolo. Leve ao freezer e deixe até endurecer completamente. Pode fazer com antecedência.
Na hora de servir retire do freezer, deixe sobre a pia para descogelar um pouquinho, o suficiente para desenformar.
Desenforme no prato que vai servir, faça rolinhos com o presunto e disponha ao redor do bolo.
A quantidade pode ser adaptada ao tamanho que desejar fazer o bolo. Pode ser em forma maior, como a de bolo que é maior que a de pudim.
O único trabalho deste prato é descascar os figos. É muito fácil, o visual lindo e a combinação perfeita


.





Espero que gostem desta receita!
Esta semana tem mais receita de natal!

Um super beijo.

Sandra Nunes

Um comentário:

  1. Adorei a receita, uma amiga minha já faz esse bolo de figo a alguns anos, e esse ano eu resolvi fazer também. Espero que faça sucesso na ceia de Natal aqui de casa.

    ResponderExcluir