sábado, 21 de janeiro de 2012

Pão de franca ( Tipo Bisnaguinha)

A palavra para justificar a sequência de duas receitas seguidas de pães não é falta de criatividade e sim  experimentação.
A intimidade  que tenho com os bolos, não é a mesmo que tenho com os pães. Sinto uma certa apreensão com o fermento, será que o pão vai crescer? Tem também a  questão do fermento, vivo comprando, guardo na geladeira, quando resolvo usar, já venceu o prazo de validade.....e assim minha vontade de fazer e praticar as receitas de pães vão se frustando.....Resolvi comprar o fermento seco instantâneo, que não tem este problema de validade. Como tudo que faço pela primeira vez não tinha certeza do resultado, então escolhi uma receita que conheço bem e substituí o fermento fresco pelo seco instantâneo. Deu tudo certo, recomendo!
Esta receita pertencia a minha sogra, que  como a maioria das mulheres de minha família também era uma cozinheira de mão cheia e super caprichosa.
Este pãozinho parece uma bisnaguinha, é ótimo para os sanduichinhos das festas infantis.....acho que todos gostam de um pãozinho macio, feito em casa ah! é tudo de bom.....Acho fascinante fazer pão!
Agora com este fermento seco sempre disponível, vou me aventurar mais nesta facinação.



Pão de Franca

Ingredientes:

2 tabletes de fermento fresco ou fermento seco instantâneo 20 g
1 copo de leite morno
1 ovo
1 1/2 xícara ( café) de óleo
1 colher ( café)) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
farinha de trigo o quanto baste para dar ponto de desgrudar das mãos ( usei um pouco mais de 500g)

Modo de Fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha e o fermento no caso de utilizar o seco instantâneo. Coloque em uma tigela a mistura batida e acrescente a farinha e o fermento. Amassar muito bem , cobrir com filme plástico e deixar descansar por mais ou menos 40 min. Após este procedimento coloque a massa em uma bancada enfarinhada divida em porções e modele os pãezinhos. Pego cada porção de massa, abro com o rolo e enrolo, formando os pãezinhos. Depois passo na farinha para assar e ficar aquele pãozinho enfarinhado. Gosto mais de passar na farinha do que pincelar com gema. Deixe crescer novamente, em torno de 1 hora, quando crescerem aqueça o forno e asse. Forno 180 graus. Rende 30 pãezinhos.   




       


Tem algo melhor que pãozinho quente saindo do forno?

Um super beijo!

Sandra nunes

4 comentários:

  1. Adoro testar novas receitas de pães, Sandra! Gostei deste e também do pão de mandioca... Receitas anotadas!
    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Amei esta receita!! Muito boa...Parabéns Sandra!!
    Visite meu blog també e me siga, ok!! www.cantinhodaauci.blogspot.com
    Grande abraço,
    Aucilene

    ResponderExcluir