segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pão de Mandioca


Farinha de trigo, para mim, é algo essencial. Na minha cozinha não pode faltar, assim como sempre esteve presente na cozinha da minha mãe, da minha avó, sempre sendo parte importante do dia a dia. O trigo é um cereal que pode ser transformado em pães, massas, biscoitos ....
O pão, principalmente o feito em casa, desde o momento da feitura, o cozimento e a degustação é para mim, sinônimo de "confort food. "
Durante a preparação do pão, enquanto sovo a massa, despreendo muita energia, respiro fundo e sinto a mágica da transformação dos ingredientes em minhas mãos. É uma tarefa tão antiga, amassar pão, que penso na continuidade daquilo que recebemos e que passamos para as futuras gerações.  O pão desperta em mim sentimentos como: generosidade, partilha, aconchego. Seu cheiro e sabor  são terapêuticos, como um porto seguro..... o silêncio é restaurador, os pães estão assando, limpo a bancada da cozinha e me sinto em paz.

Pão de Mandioca

Ingredientes:

2 ovos
10 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 copo de leite morno
1/2 copo de óleo de milho (ou o qual preferir)
500 gr. de mandioca cozida e amassada
50 gr de fermento fresco
1 k de farinha de trigo

Modo de Fazer:

 Misture o leite morno com o fermento e deixe descansar por 30 min.
  Então coloque no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha. Bata muito bem. depois de batida, despeje a mistura em uma tigela e misture a farinha aos poucos, não coloque toda a quantidade de farinha de uma vez, vá misturando e observando a massa até o ponto de soltar das mãos. Sove muito bem por 5 min a 10 min. Faça uma bola e coloque a massa para fermentar e crescer em uma tigela coberta com um pano úmido por 1 hora aproximadamente. Após a massa dobrar de volume, retire da tigela, coloque sobre a bancada enfarinhada divida a massa em partes correspondentes ao número e tamanho que desejar moldar os pães. Eu fiz os meus pequenos.


Pegue cada porção de massa estique com o rolo e enrole como rocambole. Salpique farinha por cima e leve para assar.

Pode substituir a mandioca cozida  por batata cozida ou mandioquinha cozida. Por isto  é importante colocar a farinha aos poucos, para sentir a umidade e a necessidade de farinha enquanto amassa.
Este pãozinho pode ser congelado, fica perfeito aquecido no forno na hora de servir.

Espero que gostem, façam  e me contem o resultado.

Um beijo!

Sandra Nunes

3 comentários:

  1. Olá Sandra, gostaria de saber qual o copo que você usou como medida. Cybelle

    ResponderExcluir