quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bofetada (Gelado de Banana)

Não me perguntem o que significa o nome  desta sobremesa, sinceramente não sei, minha mãe dizia este nome e eu nunca questionei. Só sei que é uma de minhas sobremesas adoradas na infância e que agora é de meus filhos também. O meu filho do meio , o Pedro, é mais fã que os outros.
Durante o tempo em que meus filhos eram pequenos, época em que a vida passa muito depressa, eu não tinha tempo de pensar, mas sabia que as lembranças ficariam, independente de minha consciência. Lembro do meu filho com o cabelo espetado, as bochechas rosadas, sorriso fácil e olhar puro, brincando e repetindo os sons das arminhas dos homenzinhos nas lutas, o ronco do motor dos Hotwheels, as conversas com seu amigo imaginário e onde mais pudesse voar pelo mundo. Esta lembrança tão real e deliciosa tem haver com ausência e saudade. Hoje ele mora em outro país e então percebo, como nossa memória suga toda forma de lembrança que puder, para trazer para dentro de nós flashs, cheiros, sabores....que nos coloca em um lugar mágico de recordação.
Olhando para ele agora, já homem feito, enxergo o mesmo sorriso fácil, olhar puro.....



      Ingredientes do doce de banana:

1 dúzia de banana nanica madura
2 xícaras de açúcar
cravo e canela em pau à gosto

Modo de Fazer

Coloque tudo em uma panela de fundo largo e leve ao fogo médio, mexa de vez em quando no começo para misturar tudo e não queimar no fundo, após a banana se desmanchar mexa sem parar para dar ponto de doce de colher. A coloração também vai mudar, ficando um tom marrom avermelhado. Reserve.

Ingredientes do creme:

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de maizena

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela e mexa até engrossar e fazer bolhas. Reserve.

Ingredientes do merengue:

3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Fazer

Bata na batedeira as claras em neve, acrescente o açúcar sem parar de bater. Reserve.

Montagem:

Em uma forma refratária coloque o doce de banana no fundo e espalhe, sobre a banana coloque o creme, sobre o creme o merengue , leve ao forno brando para corar o suspiro.
Gosto de montar com o doce e o creme quente.



No inverno sirvo esta sobremesa morna e no verão gelada.

Espero que gostem, as vezes esquecemos de fazer coisas tão comuns e simples.
Se alguém conhecer este doce com outro nome me contem, tá?



Um beijo!

Sandra Nunes

7 comentários:

  1. Tia, AMO seu blog!!!! Adoro todas as receitas!!! Este docinho de banana é a sobremesa preferida do meu pai... heheh Lembrei dele! No sul, lembro de ter comido em um restaurante e era igual a esta, com merengue em cima.... eles me falaram: "Vc quer Chico Desbalanceado de sobremesa???" Daí eu falei: "Quê??????", daí trouxeram a sobremesa e eu reconheci!!! hahahahah Esse nome é mais estranho, né?!!! hahah Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Hahaha!!!! Chico Desbalanceado eh demais!!!!
    Mae, vc escreve de um jeito delicioso! Tão bom qto tudo que vc faz na cozinha!!!!
    Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  3. hahaha Tia, escrevi errado... é "Chico Balanceado"!!! E o pior é que procurei no google e é verdade!!!! hahhah
    Demais!!! Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Thá, obrigada pelo seu comentário, realmente o nome Chico Balanceado consegue ser mais estranho que Bofetada....tanto que vc corrigiu e não mudou muito desbalanceado ou balanceado ahahah! Mas bofetada também é muito esquisito, em casa quando falo: Vc quer um pouco de bofetada, a visita faz cara de Ah? Como?
    Um beijo linda.

    ResponderExcluir
  5. Este doce é uma pedição de tão bom. Conheci ele por meio da Mãe de uma amiga e com que tive uma amizade muito bonita. Esse doce ela fazia toda vez que eu ia na casa dela, porque sabia que eu gostava, ele me lembra com muita saudade a minha Tia Vera, mas ... eu faço com uma variação: ao invés de fazer um doce com a banana, eu frito e envolvo com açícar e canela, e na montagem coloco esta banana entre o creme, no meio. Também fica menos enjoativo. Parabéns !!!

    ResponderExcluir