domingo, 5 de fevereiro de 2012

Le Cordon Bleu


Como voces já sabem adoro livros, de culinária então, sou fascinada, ontem recebi este livro do meu filhote como uma pequena surpresa, um carinho que me deixou muito feliz, pois ele acertou em cheio meu momento bolos, tenho feito muitos....só não tenho postado porque preciso fotografar para mostrar para voces, aí preciso de luz natural...tempo para escrever....não consigo compartilhar tudo da minha cozinha neste momento.
Mas como saber nunca é demais resolvi compartilhar este livro e um pouco desta escola francesa que é o sonho de muitas pessoas, meu inclusive....  hahahaha.......

Tradição Centenária

Primeira escola particular de culinária da França, a Le Cordon Bleu foi fundada em 1895 por Marthe Distel, jornalista e publisher da revista La Cuisinière Cordon Bleu, para oferecer aos leitores aulas com renomados chefs parisienses. O nome tem origem na "fita azul", símbolo da Ordem do Espírito Santo, uma elite de cavaleiros franceses do século XVI que ficou conhecida pelos banquetes. A fita azul, ou cordon bleu, acabou virando referência de excelência culinária.
Hoje, a instituição está presente em cerca de 20 países com mais de 40 escolas e recebe 20 mil alunos por ano. A metodologia é uma só desde sempre: ensinar os fundamentos da cozinha francesa, adaptada aos ingredientes de cada país.



Chef proprietária do Chou, em São Paulo, Gabriela Barreto estudou na Cordon Bleu de Paris, onde fez
 o Grand Diplôme, o programa completo, com nove meses de duração. "É um curso bastante prático. Cada aluno tem sua bancada, seus ingredientes e repete várias vezes as técnicas até dominá-las", conta. Muitos dos professores trabalharam em restaurantes estrelados. Quem também não esquece o nível de excelência das aulas é a chef carioca Flávia Quaresma."Apesar de formada há 20 anos na Cordon Bleu, até hoje lembro os ensinamentos dos grandes chefs com quem convivi em Paris", conta ela. A lista de alunos brasileiros que passaram por lá inclui os chefs Alex Atala, Benny Novak, Morena Leite, Roberta Sudbrack . ( Revista Mais, Cristiana Menichelli)


Adorei meu livro novo e selecionei estas duas receitas para experimentar.

Uma ótima semana para voces!

Um beijo!

Sandra Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário